sexta-feira, 17 de maio de 2013

Erik Erikson


Erikson considera que o ser humano passa por 8 estádios para conseguir um desenvolvimento completo. Cada estádio contém um conflito psicológico que determinam o curso desse desenvolvimento, se os conflitos se resolverem o sujeito terá uma vida feliz.
Os 8 estádios são:

  • Confiança vs Desconfiança (0-1/2 anos)
  • Autonomia vs Vergonha ou dúvida (1-3 anos)
  • Iniciativa vs Culpa (3-6 anos)
  • Mestria vs Inferioridade (6-12 anos)
  • Identidade vs Confusão de papéis (12-20 anos)
Abordaremos os estádios Confiança vs Desconfiança e também um pouco de Autonomia vs Vergonha ou dúvida, porque são os referentes à primeira infância.


Confiança vs Desconfiança

Este estádio é caraterístico pela criança sentir total dependência dos outros.
Quando as suas necessidades não estão satisfeitas gera sentimentos de medo, receio e desconfiança o que pode ser prejudicial no futuro. Por outro lado, quando estas são satisfeitas há uma melhor capacidade de adaptação às situações futuras.
Se neste estádio os sentimentos de confiança ou desconfiança forem desequilibrados podem desenvolver problemas de distorção sensorial, em que a pessoa é demasiado confiante, ou desvanecimento, em que a pessoa se pode tornar paranóica e depressiva. Deve, portanto, haver um equilíbrio entre estes dois sentimentos.


Autonomia vs Vergonha ou Dúvida

É nesta altura que a criança começa a explorar o mundo e o seu corpo. Apesar de gostarem de experimentar, ainda sentem necessidade de proteção. Os pais devem estimular a criança a fazer as coisas de forma autónoma, não sendo demasiado rígidos, senão, a criança ficará com sentimentos de vergonha.

Este período é dominado pela contradição entre autonomia e o exercício de uma vontade própria, e o seu versus negativo, constituído pela dúvida e vergonha de quem se pode “expor” demasiado quando ainda se é tão dependente. As virtudes básicas que resultam desta crise são a força de vontade e o autocontrolo.
A atitude dos pais é muito importante pois devem dosear de forma equilibrada estes sentimentos pois não se podem esquecer que a criança ainda é dependente, no entanto, devem estimulá-la a ter alguma autonomia.

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