Piaget defende uma posição interacionista: o sujeito é um elemento decisivo nas mudanças que ocorrem nas estruturas do conhecimento, da inteligência. Assim, o conhecimento depende da interação do sujeito com o meio.
Segundo Piaget, o desenvolvimento inteletual processa-se em quatro estádios, em que cada estádio decorre do precedente por um processo inegrativo: estádio sensoriomotor, estádio pré-operatório, estádio das operações concretas e estádio das operações formais.
Iremos abordar somente os dois primeiros estádios: o sensoriomotor, que está inteiramente relacionado com a primeira infância e o pré-operatório, pois está, também, um pouco relacionado com a mesma.
Estádio Sensoriomotor: neste estádio, a inteligência é fundamentalmente sensorial (o bebé capta todas as informações através dos sentidos) e motora (exprime-se através de movimentos). É uma inteligência prática, em que não há linguagem nem a capacidade de representar mentalmente os objetos. É através de esquemas sensoriomotores que se adapta ao meio.
É neste estadio que surge a noção de permanência do objeto (a criança procura um objeto escondido porque tem a noção que o objeto continua a existir).
Estádio Pré-Operatório: a função simbólica, ou seja, a capacidade de representar mentalmente objetos ou acontecimentos que não ocorrem no presente, através de símbolos (palavras, gestos, objetos), é uma das mais importantes conquistas deste estádio.
A linguagem é uma das mais importantes manifestações desta função. A criança imita, representa um conjunto de ações (finge que dorme, que lê o jornal, etc.). Os objetos passam a representar o que a criança deseja.
Este estádio tem o nome de "pré-operatório" devido ao fato de a criança já pensar mas ainda não ser capaz de fazer operações mentais. É um pensamento intuitivo.
O vídeo que se segue é sobre uma das experiências levadas a cabo por Piaget onde a criança responde a uma série de questões com base na aparência, ou seja, com os dados imediatos da perceção (por exemplo, depois de ter constatado que dois copos têm a mesma quantidade de líquido, se diante dela se verter o liquido de um recipiente para um mais alto e mais fino a criança responderá que este tem mais liquido).
.
Uma outra característica deste estádio, que podemos observar no vídeo, é o egocentrismo, em que a centração impede a criança de compreender que, sobre a realidade, há outras perspetivas para além da sua. Domina uma visão unilateral e superficial do real.
Sem comentários:
Enviar um comentário